A emissão da nota fiscal eletrônica em São Paulo

AUTOR: ALMIR ESTRELA

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) foi criada em 2006 e renovou o Sistema Tributário Brasileiro. Os sistemas de controle do governo foram formalizados e descomplicou a rotina das empresas que não mais necessitam de ficarem acumulando um número enorme de documentos e nem enviar as notas físicas para a contabilidade, pois é tudo feito online.


Antes de conhecer como fazer a emissão da NFS-e de forma automática, é bom destacar que, nos dias de hoje, já existem sistemas que fazem a emissão da nota fiscal de serviço sem certificado digital em São Paulo.


A Nota do Milhão

Existe um programa de nota fiscal na prefeitura de São Paulo que é chamado de “Nota do Milhão” e para emitir a Nota Fiscal Eletrônica é fundamental seguir as seguintes informações:


  1. Acessar o sistema no site da Nota do Milhão, colocar o CNPJ e clicar para que seja gerada uma senha.
  2. Uma página de solicitação de senha será aberta e deverá ser preenchido um formulário para ser entregue na sede da Prefeitura de São Paulo.
  3. Os documentos serão analisados e será enviada uma senha de acesso.
  4. O sistema poderá ser acessado através de um certificado digital, entretanto o e-Notas Gateway tem a possibilidade de fazer a emissão de nota fiscal eletrônica em São Paulo sem a necessidade do certificado digital.
  5. Assim que entrar no sistema, é necessário comunicar todos os dados da empresa para a emissão da nota fiscal.
  6. Esse processo terá de ser realizado para cada nota fiscal que for emitida. Observe, portanto, que esse processo é inteiramente manual.
  7. Se esse procedimento for o desejado, a emissão da nota fiscal eletrônica manual poderá ser feita em um software de NFS-e, que possibilita a cópia das notas fiscais geradas todo mês e elas poderão ser enviadas por e-mail para os clientes com 2 cliques.


A emissão da Nota Fiscal Eletrônica em São Paulo

Existe uma forma inteligente e outra trabalhosa para automatizar a emissão da nota fiscal eletrônica em São Paulo.


Veja como emitir uma nota fiscal eletrônica de serviço em São Paulo de maneira automática ou integrada:


1.  Utilizar uma simples API REST unificada para emitir a Nota Fiscal Eletrônica facilmente

Com uma simples API REST (web service /JSON/XML), a mesma integração serve tanto para São Paulo quanto para qualquer outro município que esteja integrado.


Através de uma API de NFS-e, o e-Notas Gateway possibilita um canal único de comunicação totalmente automático a várias prefeituras e Sefaz, inclusive em São Paulo.


Essa é uma maneira de realizar a emissão da NFS-e automaticamente e não há a necessidade de saber quais as especificidades impostas pela prefeitura de São Paulo sem a necessidade da utilização do certificado digital.


As vantagens da Nota Fiscal Eletrônica

  • O emissor não necessita ser entendedor de NFS-e, ABRASF, Nota Control ISSNET, DSF, Ginfes, etc. Assim sendo, haverá mais tempo para a dedicação do empreendimento.
  • A emissão é totalmente automática na prefeitura de São Paulo e em várias outras da capital.
  • Caso o sistema de São Paulo fique instável, a plataforma neutraliza as instabilidades da prefeitura (ou Sefaz) e o emissor da NFS-e nem fica sabendo.
  • Essa mesma integração funciona em centenas de outras prefeituras sem adaptação nenhuma.


2. É necessário estudar como São Paulo oferece a NFS-e

A maneira como São Paulo oferece a nota fiscal eletrônica deverá ser muito bem estudada. As documentações deverão ser lidas com atenção, para que o funcionamento e atuação do sistema sejam compreendidos.


É necessário realizar uma análise muito detalhada para entender o sistema de São Paulo.

Todos os documentos e legislação necessários para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica estão disponíveis no site da prefeitura de São Paulo.


Observação:

De acordo com essa configuração, a integração funcionará apenas em São Paulo. Se for necessária a emissão da Nota Fiscal Eletrônica em outras cidades, terá que fazer esse mesmo procedimento para cada uma delas.


É muito comum que os sites das prefeituras e o sistema da Sefaz fiquem instáveis e até saiam do ar. Se isso ocorrer, para emitir as notas fiscais eletrônicas será necessário acessar diversas vezes até conseguir emiti-las.


A regulamentação da Nota do Milhão 

A finalidade do programa “Sua Nota Vale um milhão” é incentivar a população a requisitarem a nota fiscal eletrônica de serviço quando forem contratar qualquer tipo de serviço em São Paulo, tais como:


  • Academias
  • Estacionamentos
  • Lavanderias
  • Farmácias
  • Escolas particulares
  • Creches
  • Colégios
  • Faculdades
  • Escolas de idiomas
  • Construtoras
  • Conserto de eletrodomésticos
  • Salões de beleza
  • Hotéis
  • Motéis
  • Oficinas mecânicas
  • Empresas de vigilância
  • Empresas de limpeza


Como participar

Podem participar dos sorteios as pessoas físicas que tenham aderido ao regulamento do sorteio. Todos os cadastrados no antigo programa da Nota Fiscal Paulistana e aderiu ao respectivo sorteio não necessita realizar um novo cadastro, sendo que concorrerá automaticamente ao sorteio do milhão.


https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/publico/verificacao.aspx


Ao solicitar o CPF na nota, um bilhete será gerado automaticamente para cada NFS-e que for emitida, independentemente do valor do serviço, observado o limite de 100 (cem) bilhetes por CPF.


Como é realizado o sorteio

O sorteio de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) acontecerá no 5º dia de cada mês, com as notas emitidas até o dia 25 do mês anterior. As notas que forem emitidas após o dia 25 entrarão no próximo sorteio. No mês de dezembro, o prêmio será dobrado, valendo R$ 2 milhões.


Ficou alguma dúvida? Deixe no comentário!

Autor:

Almir Estrela

CEO do Contador Agora

Especialista em alavancar negócios contábeis através de criação de canais de vendas e processos de marketing digital. Já ajudou mais de 700 empresas contábeis no Brasil e Estados Unidos a estruturarem processos de crescimento.

Receba conteúdos exclusivos e novidades!

Cadastro News Blog

Por Time de Conteúdo 15 abr., 2024
Explore práticas de contabilidade específicas para empresas de pesquisa de mercado com este guia detalhado
Por Time de Conteúdo 15 abr., 2024
Explore estratégias de contabilidade eficazes para agências de SEO com este guia detalhado
Por Time de Conteúdo 15 abr., 2024
Descubra práticas eficazes de contabilidade para profissionais de copywriting com este guia prático
Ler Mais
Share by: