fbpx

O mercado da contabilidade ambiental

Para se tornar referência no mercado da contabilidade ambiental é necessário que haja o conhecimento do conceito de “contabilidade ambiental”:

O conceito de contabilidade ambiental:

A contabilidade ambiental é uma das áreas da contabilidade convencional e tem os seguintes objetivos: verificar, elucidar os eventos e transações econômico-financeiros que estejam associados com a preservação, recuperação e proteção ambiental que sucederam em uma determinada época, visando destacar a situação patrimonial de uma empresa.

Sem dúvida, nos próximos anos, a contabilidade ambiental deverá se estabelecer como um instrumento de gestão indispensável, principalmente aquelas empresas que tomarem a decisão de terem responsabilidades ambientais e sociais, que poderão inclusive se destacarem e acrescentarem valor às suas ações ao demonstrarem seus investimentos na redução dos efeitos negativos dos produtos.

O desenvolvimento sustentável

A cada dia e cada vez mais o cliente vem assumindo um comportamento severo com relação no que se diz respeito às ações na esfera ambiental e social.

Ultimamente, ele, o cliente, mantem relações com instituições que respeitam as legislações trabalhistas, fiscais e estão apresentando comportamento ético e oferecendo serviços e produtos ecologicamente corretos.

A Contabilidade de forma sustentável

A contabilidade também é parte integrante dessa nova maneira das empresas em produzir bens e serviços de forma sustentável, mas é claro que a contabilidade não está determinada exclusivamente em orientar e ajudar as organizações nas tomadas de decisões de caráter sustentável.

A contabilidade volta a atenção para o registro dos dados contábeis sob uma visão ecológica e social, e cada vez mais integra nesse modo de exercer e refletir a sustentabilidade.

Os conceitos ecológicos

As empresas não devem possuir somente o lucro desejado, elas devem dar importância se o lucro foi obtido considerando os conceitos ecológicos, sociais e éticos.

Este é um dos motivos que as empresas devem adotar no tocante às tomadas de decisões e na elaboração dos próximos serviços e produtos.

Assim sendo, essas questões levam a um acordo de ideias mundiais de que é fundamental aplicar um moderno modelo de desenvolvimento que correspondam simultaneamente preocupação com a ecologia, competência econômica e justiça social.

A divulgação de comunicados ambientais e sociais

A divulgação de comunicados sociais e ambientais está assumindo cada vez mais relevância nas demonstrações contábeis dirigida ao público. A contabilidade deverá realizar demonstrações financeiras verdadeiras e que tratem acima de tudo das atividades sustentáveis desenvolvidas pelas empresas.

Não resta a menor duvida que as questões sociais e ambientais exerçam influencia na tomada de decisões e, com isso, indicam o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

A Contabilidade Ambiental

 A Contabilidade Ambiental brasileira admitiu enorme valor a partir do momento que os grandes governos mundiais começaram a pleitear mais firmeza dos países em desenvolvimento. Essa exigência foi consumada durante a 21ª Conferência do Clima, que foi efetivada em Paris/França, no período de 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015.

As vantagens da contabilidade ambiental

A contabilidade ambiental apresentará importantes esclarecimentos sobre alterações patrimoniais envolvendo assuntos ambientais, tanto para usuários internos, que são os sócios e gerentes em sua maioria, quanto para os usuários externos, representados pela sociedade em geral, fornecedores e outros credores da empresa.

As suas principais vantagens para a empresa são:

  • A correta fiscalização de consumo de recursos, como água e eletricidade pode existir com o auxílio da contabilidade ambiental e podem ser realizados estudos de redução dos custos;
  • Criação de informações e demonstrações que apresentarão a eficácia e a possibilidade de uma atividade ambiental planejada, ou seja, mostrará se poderá valer a pena ou não fazer determinada atividade;
  • Ajuda e orientação no reconhecimento de custos ambientais, possibilitando que os investimentos sejam realizados em conformidade com os custos e benefícios apropriados;
  • Para uma melhoria da imagem da empresa junto ao público é necessário que exista a Publicação do Balanço Ambiental, na qual comprova uma maior transparência em sua gestão;
  • Dar continuidade das atividades ambientais com o uso dos dados contábeis conquistados. Esse procedimento permitirá com que todos sejam beneficiados, uma vez que a empresa poderá, sucessivamente, diminuir o seu efeito no meio ambiente.

Como se tornar referência no mercado da Contabilidade Ambiental?

O profissional da contabilidade se torna referência no mercado da Contabilidade Ambiental dando a sua contribuição através de registros e controles, e essa contribuição deverá ser grandemente de maneira positiva para a proteção do meio ambiente, pois a população tem consumido os recursos do planeta tanto para sobreviver quanto por acomodação.

A contabilidade ambiental é uma realidade nas empresas, mas ainda há uma inaptidão de alguns profissionais contábeis.

Para que seja uma referência no mercado, o profissional da contabilidade deverá executar as seguintes atribuições:

  • Avaliar os passivos ambientais das empresas,
  • Cumprir a legislação ambiental,
  • Verificar os riscos ecológicos,
  • Determinar corretamente os custos ambientais, com a finalidade de atingir a eficiência econômica e ecológica.
  • Analisar o valor de mercado das empresas levando em consideração o risco ambiental de suas atividades e a imagem perante a sociedade.

Com certeza, todos os profissionais contábeis, com a grande habilidade que possuem, assimilarão as modernas técnicas e executarão as atribuições com muita eficiência.

A contabilidade ambiental está em crescimento em todo o mundo e a sua contribuição é ajudando e orientando as empresas na difícil tarefa de unificar lucratividade, o bem estar da sociedade, desenvolvimento e utilizar os recursos ambientais de maneira coerente, a fim de assegurar o futuro do planeta.

A empresa saudável

O escopo essencial da contabilidade ambiental é tornar clara a condição da empresa, pois muitos querem investir e ser cliente de uma empresa transparente e saudável. Assim sendo, será possível detectar as informações de ocorrências ambientais, averiguar os indicadores de desempenho ecológico, e determinar quais são as ações de acordo com as regras da sociedade, para não causar modificações no patrimônio da empresa.

A contabilidade dos créditos de carbono

Vale lembrar que, a partir do protocolo de Quioto, em 1997, a redução de gases de efeito estufa e a comercialização dos créditos de carbono são uma realidade e os profissionais da contabilidade tem um enorme e novo desafio: a contabilidade dos créditos de carbono.

Lamentavelmente, ainda não há uma regulamentação sólida por parte dos órgãos da contabilidade fornecendo orientações de como calcular essas operações. As conferências sobre o assunto não são suficientes, mas a certeza é de que a contabilidade dos créditos de carbono é a mais nova e moderna divisão no mercado da contabilidade.

Portanto, os profissionais que tiverem aptidão técnica e entendimento das normas da contabilidade, sairão na frente e se tonarão referência no mercado.